“Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me”, disse Jesus
Falaremos neste texto sobre uma liturgia que nos coloca diante dos olhos dos fieis, um texto do Deuteronômio.
O Deuteronômio é o ultimo Livro do Pentateuco. É uma espécie de testamento de Moisés. Ele é apresentado como o ultimo discurso de Moisés, no dia de sua própria morte, tendo diante dos olhos a terra prometida que ele contemplava, mas na qual não pisou.
“Eis que hoje ponho diante de ti a vida e a morte; escolhe, pois a vida para que vivas tu e teus filhos depois de ti.”
Jesus a seu modo repete a mesma coisa no Evangelho: “Quem quiser ser meu discípulo, tome a sua cruz e siga-me.”
Existem duas maneiras de se viver a vida neste mundo.
Existem aqueles que acreditam ser esta, a vida mais importante. Ou pelo menos existem muitos que não estão dispostos a abdicar de coisa alguma neste mundo. Nenhum prazer deve ser deixado de lado. Todos devem ser experimentados. A vida deve ser um constante prazer e um sucesso. É uma opção de vida e nós podemos afirmar ser esta uma opção fundamental para muitos.
Existem outros que não fazem esta opção fundamental. Servem-se do presente, mas tem olhos mais penetrantes, agudos e através da luz da fé são capazes de enxergar o invisível ou aquilo que virá ou está por vir. Essas pessoas são capazes de escolher o caminho que conduz a vida, ainda que este caminho seja uma estrada estreita, ainda que este caminho seja um caminho de renuncia durante toda a existência neste mundo.
De resto ele se alarga. Não é tanto o caminho que se alarga, é mais o coração que se alarga na medida em que se anda por essa estrada estreita que conduz a vida ou então como Jesus, com a cruz as costas atrás de sua própria paixão. Dois caminhos, duas opções fundamentais, dois estilos de vida, duas maneiras de procedermos neste mundo.
Mas agora, no final desta meditação, uma pergunta concreta: Qual é exatamente a sua maneira de estar vivendo este mundo? Qual é exatamente a opção fundamental que você realizou e tem realizado nos dias de sua vida?(do site)
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.